terça-feira, 15 de março de 2016

Como saber quais programa mais utilizam o disco?

Um dos ítens que deixam o computador lento é o uso do disco, tanto escrita como leitura. Quanto mais o disco for usado mais lento ele será. Por isso que quanto mais memória virtual for usada mais lento o computador será, pois a memória virtual utiliza o disco. Mas como saber quais são os processos que mais estão usando o disco neste momento? O programa iotop foi feito para responder a essa pergunta. Ele mostra de uma forma simples quais os processos que mais estão escrevendo no disco ou lendo dados dele.

Primeiramente é necessário instalá-lo.

# apt-get install iotop

Depois é só chamá-lo pela linha de comandos.

# iotop



No print de tela acima vemos que o sistema está com uma média de 1,5Mb/s tanto de escrita quanto de leitura, um valor baixo para um servidor proxy. Reparem que o maior utilizador é o Squid.


Há algumas opções que podem ser passadas na linha de comandos como -d (de quanto em quantos segundos a tela será atualizada), -p (qual processo queremos analisar), -u (qual usuário), etc. Por exemplo, se quisermos saber os dados do usuário "proxy" com uma atualização de tela a cada 5 segundo devemos digitar:

# iotop -d 5 -u proxy

Nenhum comentário:

Postar um comentário