quinta-feira, 3 de abril de 2014

Instalando um servidor FTP

A forma mais comum das empresas compartilharem arquivos pela internet é usando um FTP. No artigo anterior vimos como usar o cliente FTP. Agora vou mostrar como instalar o servidor.

O Ftpd é o mais simples dos servidores de FTP que conheço. Ele é mais leve que as outras opções mais conhecidas no mundo Linux, como o Proftpd e o Wu-ftpd. Para instalá-lo é simples:

# apt-get install ftpd

Após a instalação, dois arquivos precisam ser configurados. O primeiro é o /etc/ftpchroot. Nele nós listamos os usuários que deverão ter acesso somente à sua pasta home. Ou seja, quando esses usuários se conectarem via FTP eles não verão as pasta do sistema (/usr, /var, /etc), apenas conseguirão ver as pastas pessoais (geralmente /home/usuário). O segundo arquivo é o /etc/ftpusers. Ao contrário do que parece, aqui deverão ser cadastrados os usuários que NÃO deverão ter acesso ao FTP. Por padrão, o Ftpd não permite o login do root. Também não permite login anônimo. Se quiser habilitar o acesso público é só retirar o usuário anonymous do arquivo /etc/ftpusers.

Como podemos ver, o Ftpd é bem simples e resolve a maioria dos casos. Mas se você precisar de algo mais parrudo ou com mais opções de segurança experimente o Wu-ftpd, ou o Proftpd.



Nenhum comentário:

Postar um comentário