terça-feira, 1 de abril de 2014

Configuração do Cacti

O Cacti é uma ferramenta usada para fazer o monitoramento dos equipamentos. Ele gera gráficos estatísticos de rede, disco, memória e processador. Seu uso está mais voltado para análises de capacidade e cresicmento do ambiente, e não na análise de disponibilidade, como o Zabbix e o Nagios.

Cacti usa, por padrão, o protocolo SNMP (Simple Network Message Protocol), que é o protocolo padronizado para uso em monitoramento de rede. Quase todos os equipamentos de rede usam o SNMP, inclusive switch e roteadores. Por isso a utilização do Cacti provavelmente não vai quererer nenhum tipo de instalação de clientes nos equipamento monitorados.

Para instalar o sistema use o apt-get.

# apt-get install cacti

Uma tela aparecerá perguntando se deseja configurar a base de dados. Escolha SIM.



A próxima tela você deve inserir a senha do administrador do teu banco de dados. 


Nesta tela deve ser informada a senha que o Cacti usará para se conectar ao banco de dados. Você pode deixar essa linha em branco e o Cacti vai gerar uma senha aleatória.



Selecione o servidor web que você usa. No meu caso, Apache2


Após o processo terminar, abra um navegador e acesse:

http://ip_do_servidor_cacti/cacti

A tela seguinte irá aparecer.



Clique em Next


Como estamos fazendo uma instalação nova, escolha New Install e clique em Next. Na tela seguinte será feito um checagem para verificar se o servidor contém tudo o que o Cacti precisa para funcionar.


Clique em Finish.



O usuário e senha padrão do Cacti é admin. Digite admin em User Name e admin em Password. No primeiro acesso será solicitada uma nova senha.
 

Agora vamos instalar o primeiro servidor para monitorar, que é o próprio servidor Cacti. Primeiro instale o SMNP.

# apt-get install snmpd

Agora, na interface web, clique em Devices e depois em Localhost


Em SNMP Version, escolha Version 1. Não vou entrar em detalhes de segurança neste momento. Repare em Hostname. Aqui deve ser digitado o nome ou endereço IP do servidor. Neste caso é 127.0.0.1. Clique em Save no final da página. Agora, no menu a esquerda, clique em Graph Tree e depois em Default Tree. Agora clique em Add.


Em Tree Item Type escolha Graph. Em Graph deve haver 4 tipos de gráficos. Escolha o primeiro e clique em Create. Repita o processo para os 3 outros gráficos. Ao final, sua tela deverá estar parecida com esta abaixo.


Aguarde algumas horas para que o Cacti possa coletar dados e gerar os gráficos. Para vê-los, clique em graphs no menu acima.


Agora é só configurar os outros servidores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário