quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Multitarefa sem ambiente gráfico

Muita gente não sabe, mas é possível trabalhar com várias tarefas ao mesmo tempo no Linux sem usar o ambiente gráfico. Vou mostrar neste pequeno artigo como trabalhar com várias aplicações diferentes ao mesmo tempo, no modo texto, e como alternar entre elas.

Primeiramente, vamos abrir um editor de texto qualquer.

$ nano text.php


Agora tecle CTRL + Z.


Reparem que o serviço foi parado. Ele ainda está na memória, mas está congelado, conforme podemos ver com o comando ps


Reparem no número entre []. Esse é o número da tarefa que colocamos em segundo plano. Vamos iniciar uma segunda tarefa em segundo plano. Para isso, usamos "&" ao final do comando.


Para alterarmos entre as tarefas, basta usar o comando "fg" seguido do número da tarefa. Podemos também colocar uma tarefa em segundo plano com o comando "bg". Por exemplo, para fazer um download, podemos chamar o comando "links" para navegar através do site e começar o download. Após, tecle "CTRL + Z". A tarefa vai ser congelada. Execute então "bg" e a tarefa vai continuar em segundo plano. Para voltarmos ao "links" basta digitar "fg" seguido do número da tarefa.

Uso isso quando vou conectar máquinas via vnc. Após a conexão, digito "CTRL + Z" no terminal e depois "bg", liberando o terminal para outras tarefas.