quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Dropbox para Linux

Para quem ainda não conhece, o Dropbox é um serviço de armazenamento na nuvem que oferece 2Gb de espaço gratuito, e esse espaço ainda pode aumentar até 16Gb. Os arquivos podem ser acessados pela web. Aqui vou explicar como instalar o cliente do Dropbox no Linux e selecionar pastas para serem sincronizadas automaticamente com a nuvem.


A primeira coisa a fazer é se cadastrar no site www.dropbox.com. Em seguida, baixe o pacote no endereço abaixo de acordo com a tua distribuição.


No meu caso eu baixei o arquivo dropbox_1.6.0_i386.deb. Em seguida execute, como root, o comando:

# dpkg -i dropbox_1.6.0_i386.deb

Se a instalação ocorrer sem problemas, abra o Dropbox. No Gnome, ele fica em "Aplicativos/Internet".


A tela abaixo deverá aparecer.


Escolha "Já tenho uma conta no Dropbox" e clique em "Seguinte".


Digite os teus dados e clique em "Seguinte". 


Escolha a opção que desejar e clique em "Seguinte".


Escolha "Avançado" e clique em "Seguinte"


Escolha a opção padrão e clique em "Seguinte".

Escolha a segunda opção e clique em "Sincronização seletiva".


Como essa é a segunda máquina que faço, posso escolher qual pasta sincronizar. Essa relação que ele mostra é a que já está na nuvem. Só para efeito de ilustração, vou selecionar somente a pasta "ProgramasRFB". Clique em "Atualizar" e depois em "Instalar".


Agora o sistema abre um pequeno tutorial. Se você não conhece o Dropbox aconselho acompanhar esse manual para saber os recursos que o Dropbox tem. Por exemplo, nesta tela ele já afirma que qualquer alteração nos arquivos do Dropbox serão replicados para todos os equipamentos que a conta possui. Clique em "Pular Tour".


Clique em "Encerrar".


Já vai aparecer um ícone do Dropbox no canto superior direito (se você usa o Gnome clássico) ou no canto inferior direito (se você usa o Gnome Shell). Clicando nele com o botão direito um menu aparecerá mostrando as informações referentes do serviço.

E agora, o pulo do gato para quem usa Linux. Você não precisa mover seus arquivos para a pasta Dropbox para que eles sejam sincronizados. Basta criar um link. Por exemplo, se você quer colocar a pasta Vídeos no dropbox, primeiro crie um link clicando na pasta com o botão direito e escolhendo a opção "Criar link".


 Agora mova o link criado para a pasta do Dropbox e renomei-a para Vídeos. Veja como ficou na imagem abaixo.


A pasta com todos os seus arquivos já foram sincronizados com a nuvem e com a outra máquina que possuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário