sexta-feira, 19 de julho de 2013

Navegadores para Linux. Escolha o teu.

No Linux há uma infinidade de navegadores de internet disponíveis, cada um com suas características e vantagens. Abaixo eu cito alguns.

Começando pelos mais conhecidos:

Chrome


O navegador criado pelo Google tem ganhado fãs até no Windows. Entre seus plugins há um que permite o compartilhamento do desktop. Ótimo apra suporte remoto


Firefox

Derivado do antigo Netscape, o Firefox foi o primeiro navegador a fazer frente ao Internet Explorer da Microsoft. Os desenvolvedores do Debian chamam o navegador de Iceweasel, pois o nome Firefox não é livre, e também usam um outro logotipo pelo mesmo motivo. Assim como o Chrome, possui uma infinidade de plugins.


Opera


Muito presente em dispositivos móveis, o Opera sempre foi um ótimo navegador, mas nunca coseguiu uma gama muito grande de usuários no desktop.


Safari


O principal navegador usado no Mac OSX, o Safari tembém pode ser instalado no Linux.


Internet Explorer


Sim, o Internet Explorer roda no Linux! Via emulador Wine, mas roda. Com alguns probleminhas, mas roda. Em sites que exigem que o Internet Explorer isso pode ser uma solução paliativa. Mas o Windows Update não funciona.



Galeon



O Galeon era o navegador padrão do Gnome há alguns anos atrás, mas ainda pode ser instalado. Com ele eu tive alguns probleminhas com páginas que rodam flash.


Konqueror


O Konqueror é o navgador padrão do Kde, mas eu o uso mais para trabalhar com arquivos. Com ele eu consigo, por exemplo,  copiar arquivos de um servidor Windows para um servidor Ssh simplesmente arrastando os arquivos.


Agora, ver alguns navegadores não tão conhecidos, mas que podem ser muito úteis.


Links


O Links é um navegador de linha de comando que pode ser usado em servidores que não possui um ambiente gráfico.


Lynx


Semelhante ao Links, mas com um colorido que deixa a página, digamos, um pouco menos feia.



Netrik
 
 
Outro navegador de linha de comando.



Links2


Uma implementação do Links com suporte a gráficos, imagens, etc.


Kazehakase



O nome é estranho, mas ele pode usar tanto Gecko quanto Webkit, ou seja, pode renderizar páginas de Internet usando tanto o método do Firefox quanto o do Chrome.



Arora



Baseado em Webkit, o Arora consome até mais memória que o F
Firefox, mas eu o achei mais rápido e estável. Esse navegador me surpreendeu. Não tive problemas com ele, e olhe que ele ainda está na versão 0.11.0.


Chimera2


Ainda em versão alfa, ele é voltado para terminais gráficos leves.




Midori


Leve, usa cerca de 1/5 da memória usada pelo Firefox.

Teste e escolha o que melhor de adequar a você.




Nenhum comentário:

Postar um comentário