quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Previsões para o futuro


Final de anos, experanças renovadas, e o pessoal fazendo aquelas previsões para o futuro (como se fosse possível fazer previsões para o passado!). Pois bem, eu também vou fazer as minhas.

Essas previsões são baseadas nos artigos e notícias que tenho lido nos últimos anos. E prá que serve isso? Serve para fazer uma análise de como será o mundo daqui a alguns anos e o que eu preciso fazer para me preparar para ele. Quando o futuro chegar, eu estarei preparado!

Em 2013

O uso de smartphones com acesso a Internet se popularizará no Brasil, principalmente depois da implantação da rede 4g, que deve começar oficialmente em abril. Esse equipamentos rodarão principalmente Android. E o FirefoxOS deverá vir instalado em alguns smartphones, e deve se beneficiar da banda 3/4g. Avanços na área de hardware, como novos tipos de baterias e de memórias mais rápidas e com maior capacidade, devem contribuir para baixar o preço dos equipamentos eletrônicos, principalmente tablets. Por isso, o número de pessoas conectadas deve chegar a 1,5 bilhão. Por causa dussi, algumas mudanças na intraestrutura serão necessárias, como a implantação do ipv6 em todos os sites, e o uso mais abrangente e popular da nuvem. Virtualização e cloud devem crescer, e o uso de desktop diminuir. Visualização de videos deverá ser o grande vilão de banda da Internet com cerca de 2/3 do uso. O iGoogle deverá deixar de existir, infelizmente, em novembro, bem como o Hotmail (que vira Outlook) e o Msn (Skype). Empresas privadas começarão a investir em viagens espaciais, os vants serão comercializados, e as montadoras começarão a vender carros elétricos para o público em geral. O sol estará no pico de sua atividade, podendo gerar problemas de comunicação.

Em 1 anos

50% da população mundial terá acesso à Internet, principalmente por dispositivos móveis. Um grande aumento virá da África. A banda larga popular deverá atingir velocidades de 4Mbps, com o governo obrigando as operadoras a garantir 40% da banda. Ou seja, velocidade mínima de 800Kbps. Os tablets atingirão 60% do mercado de computadores. Com o mercado móvel aumentando, as propagandas direcionadas para esse dispositivos também aumentarão, bem como as aplicações de realidade aumentada e os jogos sociais. Haverá 3,8 bilhões de contas de e-mail ativas no mundo e o html5 deverá sair do estágil beta. Televisores com resolução de 4k (4 vezes melhor que a FullHD) deverão ser comercializados, principalmente para a copa do mundo. A energia aeólica será mais utilizada. E os vants deverão monitorar as ruas durante a copa. E uma nova missão deve enviar um robô à Lua.

Em 2 anos

O tráfego da Internet será 4 vezes maior do que em 2011, principalmente devido aos seus 15 bilhões de dispositivos conectados. O volume de informação digital no mundo deve atingir 8 zetabytes, com 970 hexabytes trafegando anualmente, sendo 6,3 hexabytes por dispositivos móveis. O desenvolvimento para smartphone e tablet será maior do que para desktop. O smartphone também será usado para efetuar pagamentos, sendo que metade rodará alguma versão do Android, tendo o Windows e o iOS em segundo e terceiro lugar respectivamente. A computação em nuvem deve aumentar, bem como o número de empresas fornecedoras da solução. Por isso, muitos profissionais de TI mudarão para essas empresas, pois cada vêz mais as empresas migrarão suas infraestruturas para a nuvem. O mercado de gps deve diminuir, principalmente devido ao uso de smartphone e realidade aumentada.

Em 5 anos

O mercado de TI no Brasil deve crescer, fazendo com que a banda larga popular chegue a todo o país. As empresas passarão a colocar dados dos clientes na nuvem, enquanto que os usuários cada vêz menos armazenarão arquivos em seus equipamentos. Ou seja, tudo estará na nuvem. E cada vêz mais os funcionários conectarão seus equipamentos particulares na rede da empresa. O fim das transmissões de tv analógicas e a popularização do 4k farão com que as tv's de hoje pareçam coisas da pré-história. O índio, usado na fabricação das telas touchscreen, deverá ficar em falta no mercado, fazendo com que a tecnologia do Kinecct seja mais utilizada. O Linux será o principal sistema operacional do mundo. A realidade aumentada deverá ser largamente utilizada. Sondas devem ser enviadas para Júpiter e a Marte, bem como viagens turísticas em volta da Lua. 30% da energia elétrica do país não virá de hidroelétricas. O trem bala brasileiro entrará em operação, e a China será a maior potência econômica do mundo.

Em 10 anos

A energia solar será mais utilizada. Sistema ligados ao corpo poderão monitorar nossa saúde de forma on-line, enviando os dados para uma central médica. A Internet terá 200 bilhões de dispositivos conectados, gerando um total de 35 zetabytes de informação. Isso deve aquecer o mercado de TI, aumentando em 50% o número de profissionais da área. Todos os dispositivos eletrônicos estarão conectados à Internet de alguma forma, e cada pessoa terá em média 6 dispositivos on-line. Serão fabricados os televisores com 7700 x 4300 dpi. Começarão a aparecer as redes exclusivamente ipv6. Aparecerão os carros autônomos. 90% da população brasileira morará na zona urbana, e os vants serão usados pela polícia. O gelo do polo norte poderá derreter completamente.

Em 20 anos

Haverá tantos celulares no Brasil que será necessário um outro número, além do 9, para identificá-los. Muitos dispositivos serão controlados por comandos de voz e por ondas cerebrais. Lentes de contato poderão projetar imagens de realidade aumentada diretamente no olho. Robôs começarão e ser usados comercialmente para tarefas domésticas. Teremos links de 500Mbps em casa, e micros com 20Tb de dados, apesar do uso mais intenso da nuvem. A velocidade dos processadores chegará a casa dos terahertz. Todas as pessoas estarão conectadas de alguma forma à Internet. O Brasil terá 49  milhões de automóveis, e o etanol será mais usado do que a gasolina. Serão feitas operações a distância. Casas poderão ter, no lugar das janelas, monitores com imagens do mundo todo, além de monitorarem a nossa saúde. Também será possível fazer pequenos exames simplesmente usando o banheiro. Papel moeda será raro.

Em 50 anos

Teremos links de 5Gbps e 500Tb de espaço em casa, bem como processadores com velocidades na casa dos petahertz. A população do Brasil se estabililzará, enquando a produção de alimentos no mundo entrará em colapso. Por isso, é bem provável que haverá um conselho mundial com poderes militares na ONU. 70% da população mundial viverá em áreas urbanas.

Em 100 anos

Carros com piloto automático serão corriqueiros. O uso de lentes de contato projetoras integradas com realidade aumentada e conexão à Internet, comandas por ondas cerebrais, serão amplamente utilizadas. A temperatura da Terra deve aumentar em 6,4º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário