terça-feira, 10 de abril de 2012

Linux como um Media Center

Em casa eu tenho um "servidor" que comtém milhares de músicas e filmes, e um notebook que se conecta a ele através de uma rede wireless. E este notebook se conecta a tv e ao equipamento de som, tornando-o uma central multimidia.

O que faltava era uma software que organizasse tudas essa midias de forma simples e agradável. Isso foi resolvido com o Xbmc.



Com uma interface própria para ser vista na tv, ele possui recursos para vídeos, músicas, fotos, navegação web, previsão do tempo, etc. Tem suporte a língua portuguesa (pt_br) e pode acesar conteúdo de uma rede Windows, Nfs, Web. Tem suporte ao Grooveshark, Last.fm, Youtube, Nasa, Cnn, Cartoon Network, Disney, e muitos outros sites. Vale a pena testar. Inclusive há empresas vendendo equipamentos com esse foco, próprio para colocar na sala de casa, e que possuem esse software. Um exemplo é o BoxeeBox.

Um único incoveniente: alguns sites só disponibilizam seus conteúdos para os Estados Unidos. Mas nada que um proxy aberto, ou o Tor, não possam resolver.

Para instalá-lo, em distros baseadas em Debian, é necessário adicionar o repositório de multimidia da Debian. Para fazer isso, abra o arquivo /etc/apt/sources.list e adicione a linha abaixo.

deb http://www.debian-multimedia.org stable main non-free contrib

Após execute:

apt-get update
apt-get install xbmc

É necessário um equipamento com no mínimo 160Mb de ram, 32 Mb de vídeo e 960 Mb de HD. Como podem ver, algo bem leve.

Agora só falta um controle remoto para poder controlar o mouse.

2 comentários:

  1. Controle com o wii-remote. Uso aqui com netbook + TV. Fica perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Tem Xbmc remote pra android tb que funciona satisfatoriamente.

    ResponderExcluir