quinta-feira, 29 de março de 2012

Dansguardian: Filtro de conteúdo Web dinâmico

Quem administra um filtro de conteúdo, como o Squid ou  Isa Server, sabe como é chato ficar bloqueando e liberado sites.

Basicamente, existem 4 formas de adminstração de filtro de conteúdo. 

  1. Tudo bloqueado: todos os sites são bloqueados por padrão, sendo liberados apenas os necessários;
  2. Tudo liberado: todos os sites são liberados por padrão, sendo necessário bloquear site a site;
  3. Por categoria: os sites são liberados por categoria, sendo que, geralmente, um parceiro cuida do cadastramento e categorização dos sites;
  4. Dinâmico: é aqui que entra o Dansguardiam

Apesar do Dansguardian poder trabalhar com as 4 formas, o seu filtro dinâmico é o grande diferencial. Todo o site é analisado e para cada tipo de palavra ou característica encontrada uma apontuação é acrescentada. Por exemplo, se achar uma palavra "sexo" ele soma 30. Se achar "anal" soma mais 40. Ao final, se a página atingiu um valor pré-definido o site é bloqueado. Inteligente, não?

Você pode criar grupos de usuários com limites diferentes. Quanto maior o limite, mais liberal é o acesso. Você também pode criar listas brancas e negras para sites, url, domínios, ip, usuários, regex, mimetypes, extensões de arquivos, e muitos outros. E também pode fazer com que todo o tráfego seja verificado por um antivírus. 

Se você usa o Squid, pode instalar o Danguardiam na mesma máquina e direcionar os seus usuários para utilizarem a porta 8080, ao invés da 3128. O Dansguardiam envia as solicitações para o Squid, e após o site passar pelas regras do teu Squid, Dansguardian entra em ação. 

No print abaixo, o site não está explicitamente bloqueado, mas ele foi bloqueado dinamicamente pelo Dansguardian.